A Valve, desenvolvedora da plataforma de jogos Steam, anunciou recentemente que a partir de 1 de janeiro de 2024, não haverá mais suporte para os sistemas operacionais, Windows 7 e 8 em sua aplicação.
O comunicado foi divulgado na página de suporte da Steam, justificando que a falta de suporte aos recursos recentes da Steam é o motivo por trás dessa mudança. Os jogadores que ainda utilizam esses sistemas serão notificados por meio do próprio aplicativo ao longo de 2023.
Segundo a empresa, a partir de 2024, o cliente da Steam deixará de funcionar nos sistemas operacionais, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1, sendo necessário o uso de sistemas operacionais mais recentes, como o Windows 10 e Windows 11.
No entanto, é importante notar que a quantidade de usuários que ainda utilizam as edições 7 e 8 do Windows na plataforma Steam é atualmente inferior a 2% do total de usuários ativos.
Com o anúncio sendo feito com mais de nove meses de antecedência, os jogadores terão tempo para buscar alternativas viáveis para continuar utilizando a Steam no próximo ano.
Por que a Steam esta encerrando o suporte para Windows 7 e 8?
A razão pela qual a Steam deixará de funcionar no Windows 7 e 8 é que o aplicativo da Steam integra recursos do Chrome. Como o Chrome também deixará de funcionar nestes sistemas operacionais, o programa da Steam não poderá mais ser executado.
O que fazer quando a Steam encerrar o suporte?
Para os jogadores que desejam continuar usando a Steam em seus PCs, a opção mais óbvia é fazer a transição do Windows 7 ou 8 para o Windows 10 ou 11. É importante destacar que o Windows 10 tem suporte garantido pela Microsoft até 14 de outubro de 2025.
Veja também: Como resolver problema de tela preta no PC ao iniciar Windows
Outra alternativa para usuários avançados é substituir o Windows 7 por uma distribuição Linux, que tem ganhado cada vez mais suporte da Valve para executar jogos, mesmo que não nativos.
Se preferir, leia a matéria completa direto do site da Valve!
Fonte: Valve