fbpx
Tutoriais - Dicas

Como resolver problema de tela preta no PC ao iniciar Windows

Windows não inicializa: Solução de problema para tela preta no PC

Um dos problemas mais frustrantes que um usuário de computador pode enfrentar é o Windows não iniciar e exibir uma tela preta. Quando isso acontece, o usuário não consegue acessar o desktop ou qualquer outro recurso do computador.

A tela preta pode ocorrer antes ou depois da exibição do logotipo do Windows e pode impedir que você acesse o sistema operacional e use o computador normalmente. Travar na tela preta na inicialização do Windows é um problema que pode ocorrer em várias versões do sistema operacional da Microsoft.

Neste artigo, vamos explorar as possíveis causas desse problema e as soluções para resolvê-lo.

Veja também: RustDesk – Uma alternativa segura e confiável ao TeamViewer

Como resolver tela preta pc não inicia? [solução]

O Windows pode parar na tela preta por muitos motivos, mas há uma forma de forçar a inicialização da área de trabalho.

  1. Parou na tela preta? Pressione as teclas Control + Alt + Delete e vá até o gerenciador de tarefas.
  2. Vá na aba ‘Arquivo’ e selecione ‘Executar nova tarefa’.
  3. Agora basta digitar ‘explorer’ sem aspas e pressionar OK.
  4. Este comando ira forçar a inicialização do processo e continuará a carregar normalmente a área de trabalho.
tela preta
Gerenciador de tarefas
gerenciador de tarefas
gerenciador de tarefas

 

Vídeo tutorial explicativo

Se mesmo assim você não conseguir iniciar o Windows, confira as causas da tela preta na inicialização do Windows e as possíveis soluções.

Causas da Tela Preta na Inicialização do Windows

Existem várias causas possíveis para a tela preta na inicialização do Windows, algumas das quais incluem:

  • Problemas de Hardware

Um dos motivos mais comuns para a tela preta na inicialização do Windows é um problema de hardware. Se o hardware do computador estiver danificado ou defeituoso, isso pode causar problemas de inicialização. Problemas com o disco rígido, placa-mãe, placa de vídeo, RAM e outros componentes podem causar a tela preta na inicialização do Windows.

  • Problemas de Software

Problemas de software, como arquivos de sistema corrompidos ou drivers desatualizados, também podem causar a tela preta na inicialização do Windows. Alguns aplicativos maliciosos, como vírus ou malware, também podem causar esse problema.

  • Configurações Incorretas

Configurações incorretas na BIOS ou no sistema operacional podem causar a tela preta na inicialização do Windows. Alterações nas configurações do sistema ou na BIOS podem levar a problemas de inicialização.

Soluções para Tela Preta na Inicialização do Windows

Abaixo, estão algumas das soluções possíveis para a tela preta na inicialização do Windows:

  • Verificar a Conexão dos Cabos

Se a tela preta na inicialização do Windows ocorrer após uma mudança recente de hardware, verifique se todos os cabos estão conectados corretamente. Se você encontrar um cabo desconectado, reconecte-o e tente reiniciar o computador.

  • Verificar o Hardware do Computador

Um dos primeiros passos a serem tomados ao solucionar problemas de inicialização é verificar o hardware do computador. É importante verificar se o disco rígido, a placa-mãe, a placa de vídeo, a RAM e outros componentes estão funcionando corretamente. Se você não se sentir confortável em verificar o hardware do computador, considere levar o computador a um técnico profissional.

  • Verificar Problemas de Software

Se o hardware do computador estiver funcionando corretamente, o próximo passo é verificar os problemas de software. Isso pode incluir a atualização de drivers, a execução de uma verificação antivírus completa, a correção de arquivos de sistema corrompidos e a atualização do sistema operacional. Pesquise pelos últimos programas instalados no seu computador e experimente removê-los.

  • Verificar as Configurações da BIOS

Se as configurações da BIOS estiverem incorretas, isso pode causar a tela preta na inicialização do Windows. Verifique as configurações da BIOS para garantir que elas estejam configuradas corretamente.

  • Inicialização em Modo de Segurança

Se todas as outras soluções falharem, você pode tentar iniciar o Windows em modo de segurança. Isso inicia o sistema operacional com um conjunto mínimo de drivers e serviços, permitindo que você solucione problemas com mais facilidade.

Se você não se sentir confortável em realizar essas soluções, considere levar o computador a um técnico profissional. Lembre-se de que a prevenção é melhor do que a solução de problemas, portanto, é importante manter o seu sistema operacional e programas atualizados e executar verificações regulares de segurança para evitar problemas futuros.

Esperamos que essas soluções ajudem a resolver o problema de tela preta na inicialização do Windows e permitam que você volte a usar seu computador normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.