fbpx
ReviewsTutoriais - Dicas

RAV antivírus apareceu no meu computador, é seguro?

Entenda do que se trata o Rav antivírus!

Ter um programa antivírus atualizado é essencial para proteção e combate de vírus e malwares, que podem vir a se instalar em nossos computadores. Isso acaba comprometendo a segurança e desempenho do sistema operacional. A escolha do antivírus deve-se considerar a sua eficácia e desempenho no dispositivo onde o antivírus vai operar, e quais são as suas funcionalidades.

Em grandes empresas, o uso do antivírus de qualidade é fundamental para proteção dos dados que podem ser infectado por várias maneiras como dispositivos de unidade USB, anexos em e-mail ou arquivos baixados de sites fraudulentos, o que é muito comum hoje em dia.

Através destes arquivos, pode ser instalado diversos programas indesejáveis sem a sua permissão, controlando e comprometendo até mesmo a segurança do seu dispositivo. Usuários relatam que um software de proteção chamado RAV antivírus, vem se instalado em nossos dispositivos sem a nossa permissão.

Muitas vezes, percebemos a instalação do RAV após semanas ou meses, e ocorre de forma ‘silenciosa’ para que o usuário não desconfie o que esta sendo instalado em segundo plano. Neste artigo abordaremos o que é RAV antivírus, se é seguro e como desinstalar.

O que é RAV antivírus?

Este antivírus misterioso chamado RAV, é desenvolvido pela ReasonLabs. Contudo, alguns usuários reclamam a forma que o RAV acaba se instalando ‘do nada’ no computador sem a permissão do usuário administrador. Geralmente seu ícone fica localizado próximo ao relógio do Windows.

Este antivírus não deixa atalhos na sua área de trabalho, ocultando de alguma forma a sua existência para se passar sem chamar a atenção do usuário.

Não sabemos ao certo muitas informações sobre a segurança e a privacidade de coleta de dados dos usuários com o RAV antivírus. O mais intrigante, é a forma que o antivírus aborda o usuário, acaba dificultando que o usuário confie no programa, pois a forma que o software se instala, acaba sendo um tanto ‘agressivo’ aos olhos dos usuários e acaba invadindo a privacidade do das pessoas. Em outras palavras, sua abordagem no sistema operacional pode não ser bem vista.

Veja também: Instalando o Kaspersky Free download para Windows

RAV antivírus é seguro?

Quando buscamos na internet sobre o programa de proteção RAV, pouca informação é encontrada. Sabemos que a empresa Reasonlabs é uma empresa séria, mas não podemos concordar com a forma que seu software invade e se instala no sistema operacional sem o consentimento do usuário.

Este tipo de programa é semelhante aos tais antivírus conhecido como Segurazzo e o Bytefence que também aparecem ‘do nada’ instalado no computador. Sugerimos que você busque informações e avaliações sobre o programa antes de tirar suas conclusões, e busque softwares de proteção que tem uma boa reputação no mercado.

Como desinstalar o RAV antivírus?

Se você não lembra de instalar o antivírus RAV em seu computador, a nossa recomendação é desinstalar. Veja abaixo o método para apagar de vez rastros do RAV antivírus do seu computador.
 
  1. Primeiro, inicie o Windows em modo seguro. Em modo normal, não é possível remover, pois os serviços do RAV entram em execução logo no início do Windows e sempre algum rastro do programa acaba ficando para trás.
  2. Você pode desinstalar através do painel de controle ou utilizando softwares para auxiliar na remoção.
  3. O método acima costuma funcionar, caso não funcione, procure um ponto de restauração de uma data anterior da instalação do RAV antivírus, isso resolverá o seu problema.

13 Comentários

  1. Percebi RAV no meu computador quase “na hora”, porque abriu uma tela perguntando umas coisas… estranhei, porque desconheci o RAV. No “desinstalar programas” vi que havia sido instalado no mesmo dia (ontem), e sei que não foi por mim. Então, na lista dos programas instalados, fui nele e o “desinstalar” e deu certo.

          1. Tive essa mesma questão com o RAV. Assustei. Obrigado pela postagem

            Agora não sei se obtive ao instalar o MeMU ou o BlueStacks, foram as únicas coisas que instalei no computador

            Baixei algo pelo Deluge também, mas não acredito que o torrent tenha feito isso

  2. Como fazer um BO por invasão de privacidade, ou entrar nos pequenas causas para punir a empresa desenvolvedora, creio que este é o melhor caminho, pois você vai através das leis para e permitir que o Judiciário crie mecanismo para punir este tipo de infratores.

    1. a empresa não possui representação no país.
      a única forma é por carta rogatória, acionando a justiça do pais sede.
      mas é um processo caro e longo

  3. Sou desenvolvedor de Sistemas, e o RAV simplesmente apaga o executavel do meu programa, sem permitir escolha, apaga inclusive o atalho do meu sistema na area de trabalho… pelo que andei levantando com meus clientes, ele se instala sempre que usam o Baixaki, ultradownloads, principalmente…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.