A Microsoft encerrou o suporte ao navegador Internet Explorer no dia 15 de junho de 2022, tornando o navegador obsoleto. Isso significa que a empresa não lançará mais atualizações de segurança ou correções de bugs para o navegador, o que o torna menos seguro e vulnerável a ameaças de segurança.
No entanto, muitas empresas e organizações ainda utilizam o Internet Explorer o que acaba causando um transtorno para os usuários do Internet Explorer.
O Internet Explorer será removido do Windows 10 20H2 e também de novas versões do Windows através de uma atualização do sistema operacional, redirecionado usuários para o navegador padrão do Windows 10 Microsoft Edge. Há uma função no Edge que se chama Modo IE no Edge e este recurso estará disponível até 2029.
Segundo a Microsoft, o Edge é mais eficiente para corrigir problemas e vulnerabilidades. A grande diferença entre o Internet Explorer e o Edge, é que a entrega de ‘patches’ de segurança é distribuída em poucos dias, enquanto o Internet Explorer lança atualizações mensais.
O lançamento do Internet Explorer o correu a mais de 25 anos atrás, em 16 de agosto de 1995 integrado junto ao sistema operacional Windows 95. O Internet Explorer foi um dos navegadores web mais usados em todo o mundo, quando o Internet Explorer venceu a guerra dos navegadores contra o Netscape, que era dominante nos anos 90.