fbpx
Tutoriais - DicasNotícias

Notebook Acer Aspire 5 não encontra SSD na formatação [truque]

Tem um pequeno segredo para desativar a proteção de disco, veja!

Os novos modelos de notebooks Acer da linha Aspire 5 possui um visual bastante moderno e inovador, com ótimas configurações de hardware. Ele pode acompanhar o Windows 11 ou Linux como sistema operacional de fabricação.

Se por algum motivo você precisou mudar o sistema original de fábrica dos notebooks Acer Aspire5 e se deparou com a mensagem de que ‘Não foi possível encontrar unidades de disco’, veja a solução a seguir!

Por que não encontra disco na formatação? [Acer Aspire 5]

Esta linha de notebooks Acer Aspire 5 possui um pequeno segredo para destravar a formatação, e seu disco fica protegido através do Intel VMD Controller.

O que é Intel VMD Controller?

Intel VMD é um controlador de armazenamento encontrado nos processadores da linha Skylake que ajuda no gerenciamento do SSD NVME. Este mesmo controlador já é encontrado também em notebooks da Lenovo Ideapad.

Intel VMD
Intel VMD

Como desativar o intel VMD na Bios?

Acima, citei haver um pequeno segredo para prosseguir com a formatação nos notebooks Acer Aspire 5, então revelarei este segredo a seguir:

  1. Reinicie e acesse a Bios do notebook (geralmente as teclas de acesso são F2 ou Del).
  2. Em Bios, navegue até a aba ‘Main’.
  3. Na aba Main, pressione as teclas Ctrl + a tecla S simultaneamente. Isso faz com que um menu secreto seja liberado com a opção chamada VMD Controller.
  4. Desça até o VMD Controller e altere de ‘Enable’ para ‘Disable’.
  5. Isso faz com que a controladora do disco VMD Controller não execute.
  6. Salve as configurações na Bios e reinicie.

Assista o tutorial:

Agora você pode realizar a formatação normalmente, e na tela de formatação, os discos que não estava sendo exibido na lista, voltara a aparecer.

Isso é tudo, agora você já pode alterar o sistema operacional dos notebooks Acer Aspire 5. Compartilhe esta solução nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.