fbpx
NotíciasNovidadesReviews

Chromium OS ou Chrome OS? Entenda a diferença!

Sistema operacional do Google, conheça!

O Google nos surpreende novamente e agora com a notícia de um sistema operacional próprio, fundamentado em Linux. O Chromium OS é um projeto de código lhano de funcionalidades web porquê Gmail, Google Docs e YouTube, possibilitando obter o código-fonte, a documentação do design do projeto e muito mais!

Mais há uma grande diferença entre o Chrome OS e o Chromium OS que poucas pessoas sabem. A seguir, detalharemos para que você possa compreender.

Qual é a diferença entre o Chromium OS e o Google Chrome OS?

A diferença é praticamente a mesma dos navegadores Google Chrome e o Chromium. O Google Chrome é um navegador onde ‘não há possibilidades de um desenvolvedor fazer modificações no projeto’, já a versão Chromium do navegador, é um ‘projeto de código lhano onde o programador pode fazer modificações próprias no navegador’.

Quando falamos do sistema operacional:

  • Google Chrome OS é o resultado final OEM instalado em Chromebook para o uso do consumidor final. Esta versão, não está disponível para modificações de desenvolvedores.
  • Chromium OS é um projeto do Google Chrome OS, em código lhano, que permite a desenvolvedores modificarem o código do sistema e compilarem suas próprias versões.

Saiba que tanto o Google Chrome OS quanto o Chromium OS, compartilham a mesma base de códigos, a diferença é que o Google Chrome OS possui recursos adicionais de firmware.

Outra diferença é que o Google Chrome OS inclui pacotes porquê Adobe Flash, DisplayLink Manager, Plug-in Widevide CDM para suporte HTML5 EME, Android (ARC++) que possibilita executar aplicativos Android, e bibliotecas gráficas porquê OpenGL em plataformas ARM segundo o Google.

Por outro lado, a teoria do Google, é trazer um sistema operacional simples com aplicativos que geralmente podem ser sincronizados a partir de uma conta Google.

Por fim, levante tipo de sistema pode ser bastante ligeiro e fluir muito, por não armazenar os dados no equipamento, mas armazena os dados em nuvem através da conta Google.

Chromebook
Chromebook

 

Os primeiros notebooks a rodar o Chrome OS foram os modelos da Samsung e em seguida, a Acer. O Termo ‘Chromebook’ foi nomeado a qualquer tipo de laptop com parceria a empresa Google.

Ao longo dos anos, as fabricantes de notebooks porquê HP, Toshiba, Dell, Asus, LG e Lenovo também lançaram as suas versões Chromebook com o Chrome OS de fábrica.

Considerações finais

Se a sua pergunta é se é verosímil instalar o Chromium OS ou o Chrome OS em qualquer computador, ou notebook, saiba que levante procedimento NÃO é verosímil, pois o sistema operacional da Google é liberada somente para os fabricantes parceiros.

Para quem tem em vista comprar um Chromebook, é importante saber que o equipamento depende de conexão de Internet para a sincronização de contas e dados de backups frequentemente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.