fbpx
DriversSistema OperacionalTutoriais - Dicas

Como instalar drivers para PC sem programas

Guia prático: como instalar drivers no PC sem precisar de programas adicionais

Manter os drivers para o computador sempre atualizado é um fator importante, pois os drivers atualizados muitas vezes inclui benefícios, como melhorias e correções de desempenho para o hardware.

Hoje existe uma grande diversidade de programas que fazer a instalação de driver automaticamente no computador, mas nem sempre é a melhor opção utilizar programas para instalar determinado driver.

Os drivers servem para ter comunicação entre o hardware e o sistema operacional, sem um driver de comunicação, o computador pode não funcionar corretamente, por exemplo: não sai som da placa de som ou não pegar a internet na placa de rede.

Como identificar um driver?

Todos os hardwares do PC são identificados através da ID de hardware. A ID de hardware é um longo código de identificação do hardware, que através desta ID, mostra informações sobre o fabricante do hardware, o modelo e também o sistema operacional onde o hardware está operando. Você pode localizar a ID do hardware nas informações do controlador em ‘Gerenciador de dispositivos’.

Para identificar um driver, abra o Gerenciador de dispositivos do Windows. Clique com o botão direito do mouse sobre o hardware que você deseja identificar e selecione ‘Propriedades’.

Gerenciador de dispositivos

Na aba detalhes, escolha a propriedade ‘IDs de Hardware’, selecione o primeiro ID e o copie.

ID de hardware

Com este ID, você consegue utilizar para identificar e encontrar os drivers para o seu computador.

Veja 2 formas fáceis de instalar drivers no computador sem precisar instalar qualquer programa.

Veja também: Tudo sobre SSD M2

Instalando driver no computador sem programas

  • Instalação por ID via Driverspack Online
  • Instalação direto do fabricante do hardware
  • Instalação via Windows Update

DriversPack

  1. O site DriversPack, te da opção de realizar a busca de drivers do hardware, identificando o driver através do código de ID. Cole a ID do hardware que deseja instalar e cole no campo para realizar a busca.
  2. A seguir, observe que o Driverspack te informará o modelo, a versão do driver, o sistema operacional e a fabricante do hardware.
  3. Clique no botão ‘Baixar o ZIP’.
  4. Extraia a pasta de drivers.
  5. Copie o endereço da pasta onde está extraído o driver, vá até o gerenciador de dispositivos, clique com o botão direito do mouse sobre o driver e selecione ‘Atualizar drivers’.
  6. Selecione a opção ‘procurar drivers no meu computador’.
  7. Cole o caminho da pasta do driver que você extraiu no campo e clique em avançar.
  8. O gerenciador de dispositivos irá busca e instala o driver automaticamente.
Driverspack tutorial

Instalar driver para PC direto do fabricante do hardware

Buscar um driver para o seu PC direto do fabricante do hardware é a melhor opção para instalar drivers no seu computador, pois sempre você estará instalando o driver mais atualizado.

Isso também evita que você baixe driver errado ou que não seja compatível com o sistema operacional, que pode causar erros e problemas no sistema operacional, ou até mesmo na inicialização do Windows ‘Boot’.

Para instalar os drivers para PC direto do fabricante, você deve identificar primeiro o fabricante do seu hardware.

Se não tiver esta informação, copie a ID de hardware que mostramos logo acima e cole a ID no campo de pesquisa do Google, com certeza nos primeiros resultados da busca o fabricante e o modelo do seu driver irá aparecer nos resultados da busca do Google.

Lista de fabricantes de hardware para instalação de drivers

             PLACA DE VÍDEO             SOM           PLACA MÃE      REDE
 NVIDIA Sound BlasterGigabyte TP-LINK
 AMDRealtek AsusRealtek
Intel VIAMSI Intel
 C-MEDIA IntelD-link

Acima deixaremos uma tabela com o endereço de alguns fabricantes de hardware, para que você possa encontrar o driver para PC mais atualizado. Alguns hardwares antigos, pode não ter driver disponível para os sistemas operacionais mais atualizados, como Windows 10 e Windows 11.

Instalando drivers pelo Windows Update

Outra dica, é utilizar o Windows Update a nosso favor. Faça uma busca de atualizações no Windows Update clicando no botão ‘Verificar se há atualizações’.

O sistema buscará qualquer tipo de atualização disponível para o seu hardware. Também haverá uma opção chamada ‘Ver atualizações opcionais’. Se por acaso tiver atualizações disponíveis para o seu PC, também aparecerá nesta opção.

As instalações de driver do Windows Update ocorre de forma automática, após o termino da instalação do driver, será necessário reiniciar o seu computador, para que as atualizações de driver entrem em vigor no sistema operacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.