Scanware nada mais é do que programas maliciosos hospedados na internet, com objetivo parecido com outros tipos de Malware como phishing e ransomware.
Os alertas costumam vir em forma de notificação em seu computador, na maioria dos casos por pop-ups e avisos que geralmente fazem sons que chamem a atenção. Em geral, esse tipo de notificação avisa que o PC está infectado com algum tipo de vírus. Logo em seguida, o alerta oferece uma “solução” para o problema com poucos cliques, o que pode se tratar de um Scareware.
O que é Scareware?
Scareware é um Malware em forma de software malicioso, que engana os usuários com notificações, levando o usuário a visitar sites infestados de malware. Eles geralmente seguem um padrão onde surgem pop-ups alertando que arquivos de origem maliciosa foram encontrados no seu computador. A notificação pode ser persistente até que você clique nos botões do tipo “remover ameaças” ou “escanear através de um software antivírus falso”.
$ads={2}
Principais características de um Scareware
– Imita logotipos de softwares antivírus conhecidos e usam até mesmo nomes semelhantes para enganar o usuário;
– Exibe uma barra de progresso mostrando seu computador sendo verificado ou escaneado;
– Contêm imagens chamativas geralmente em vermelho;
– Usam letras maiúsculas e pontos de exclamação;
– Exibe captura de tela de arquivos infectados no seu computador.
Essas notificações geram medo e pânico, fazendo com que o usuário tome decisões irracionais para enganá-los. Alguns programas de Scareware copiam elementos da interface do usuário de programas reais de proteção contra Malware e usam nomes que parecem legítimos.
Sete dicas de como prevenir scarewares:
Com a disseminação do scareware em dispositivos iOS e Android, é crucial manter-se alerta, praticar a limpeza cibernética é a melhor maneira de prevenir scareware, golpes de pop-up e de vírus. Veja alguns passos que você pode adotar:
1- Evite clicar em notificações de malware. Se vir um pop-up, banner ou janela avisando que seu computador está infectado e solicitando baixar uma solução de software, é provável que seja um golpe. Não clique.
2- Evite downloads acidentais. Para se livrar de pop-ups de scareware e fraudulentos, feche a janela do navegador em vez de clicar nos botões “Fechar” ou “X”. No Windows, use Ctrl + Alt + Delete para abrir o Gerenciador de Tarefas. Depois, encontre o programa na guia Aplicativos e clique em Finalizar tarefa.
3- Mantenha o navegador em dia. Isso ajuda a proteger contra pop-ups de scareware e golpes de falsos vírus. Ative as atualizações automáticas para garantir estar sempre usando a versão mais recente do seu navegador.
4- Ative bloqueadores de pop-up. Se puder evitar pop-ups, sua tela não ficará cheia de anúncios para falsos programas de segurança.
5- Verifique todo novo software antes de comprar. Nunca baixe nada ou forneça informações de cartão de crédito ou outras informações pessoais para uma empresa desconhecida. Uma pesquisa na internet pode ajudar a distinguir entre software genuíno e falso.
6- Use toda a gama possível de ferramentas de cibersegurança. Isso inclui bloqueadores de anúncios, filtros de URL e firewalls para ajudar a bloquear o scareware na fonte e impedir que pop-ups falsos de aviso de malware alcancem a sua tela.
7- Use sempre um software antivírus genuíno. Usar uma proteção antivírus atualizada de um provedor de segurança confiável é a melhor defesa contra scarewares.
Isso irá alertar contra ameaças potenciais e rapidamente colocar em quarentena e remover qualquer malware em seu dispositivo.