Segundo a Microsoft, após a data limite, todos os programas deixarão de ser atualizados, o que pode expor a máquina a riscos de segurança e sem os recursos e melhorias mais recentes. A empresa deu cinco anos de suporte básico e outros cinco estendidamente. Sem atualizações de segurança e correções de bugs, o Microsoft Office na versão 2013 se torna ‘inseguro’ para algumas aplicações.
Quando tentamos vincular uma conta do Gmail ao Outlook 2013, somos recebidos com a seguinte mensagem: para Ajudar a manter a sua conte segura, a Google deixará de suportar a utilização de dispositivos ou apps de terceiros que lhe pedem para iniciar na sua conta Google.
O Software de e-mail, como o Outlook 2016 ou anterior, dispõe de acesso menos seguro ao Gmail. Mude para o Office 365, ou Outlook 2019 ou uma versão mais recente de qualquer outro software de e-mail.
A Microsoft adota essa prática de descontinuar softwares para facilitar o gerenciamento e garantir a segurança dos usuários. É uma medida que força o usuário a estar sempre com programas mais recentes, o que pode ser trabalhoso para alguns, mas entrega mais proteção às máquinas, bem como uma experiência aprimorada.