O Shodô é um assinador digital que realiza a autenticação de documentos no PJE através de certificados digitais. O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a tramitação eletrônica de processos judiciais.
Para acessar o PJe TRT, é necessário possuir um certificado digital A3. O certificado digital A3 pode ser obtido em uma Autoridade Certificadora credenciada pelo CNJ. Ele funciona junto com o Java e às vezes pode apresentar erros no certificado digital com a mensagem: “Nenhum driver de leitora de smartcards conhecido foi encontrado em sua máquina”. Se você estiver com problemas para reconhecer o certificado no Shodô, esta dica pode ajudar.
Como fazer o Shodô reconhecer o certificado A3
Para corrigir o erro “Nenhum driver de leitora de smartcards conhecido foi encontrado em sua máquina”, siga estas etapas:
- Clique na opção “Selecionar”.
- Procure pela pasta System32, dentro de Disco local C.
- Selecione o arquivo aetpksse.dll (driver da leitora).
- Clique na opção OK.
- Recarregue a página do PJE TRT 15.
- Com a página recarregada, acesse novamente o Tribunal com os seus dados. O certificado deve ser identificado normalmente.
Benefícios em usar o certificado digital A3 no PJe TRT:
- Segurança: o certificado digital A3 fornece um alto nível de segurança para a autenticação e assinatura de documentos eletrônicos.
- Confiabilidade: o certificado digital A3 é emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pelo CNJ e é reconhecido por todos os tribunais do Brasil.
- Praticidade: o certificado digital A3 pode ser usado em qualquer computador com um leitor de cartão inteligente.
Veja também: Assinador Shodo – O que é e como configurar?
Se você tiver alguma dúvida sobre o certificado digital A3 ou o PJe TRT, entre em contato com o Tribunal Regional do Trabalho da sua região.
Esperamos que esta dica ajude você a resolver o erro “Nenhum driver de leitora de smartcards conhecido foi encontrado em sua máquina” no Shodô. Se você tiver alguma outra dúvida, entre em contato com o suporte ao cliente.