fbpx
AndroidMensageirosTutoriais - Dicas

Resolvendo erro “falha no download” no WhatsApp

É frustrante quando tentamos baixar um arquivo no aplicativo WhatsApp, para a memória do seu celular, e na hora do download é exibido a mensagem: “Erro falha no Download”.

Você esta se perguntando: por que está aparecendo esta mensagem?

Este artigo trará as melhores soluções e dicas para solucionar este erro. Há diferentes motivos que podem influenciar a causar este erro no WhatsApp, mas também não é um bicho de 7 cabeças resolver este tipo de problema.

Começaremos listando diferentes requisitos para solucionar o erro falha no Download.

 
-Espaço de armazenamento interno
-Permissões de acesso do WhatsApp no sistema Android
-Conexão e rede de internet móvel (Wifi ou dados móveis)
-Teste via WhatsApp Web

 

1 — Espaço de armazenamento interno

É obrigatório e extremamente importante que o dispositivo onde esteja tentando fazer o download, tenha espaço de armazenamento interno disponível.

Verifique o espaço de armazenamento interno!

 
  • No Menu do dispositivo Android, selecione o ícone de engrenagem Configurações.

 

  • Na lista de configurações, procure por Armazenamento interno. Em aparelhos do sistema MIUI (Xiaomi), na lista de configurações, procure por “Assistência do aparelho e bateria” e selecione Armazenamento.

 

  • Em armazenamento interno, o sistema destacará os arquivos divididos por categoria como (Imagens, Vídeos, Arquivos de áudio, documentos, arquivos de instalação Apk e arquivos do sistema) além da quantidade de armazenamento utilizado por cada categoria citada.

 

  • Caso precise liberar espaço interno, selecione a categoria que mais ocupa armazenamento da memória do celular. Exibirá a lista de todos os arquivos da categoria escolhida, exclua arquivos que não são mais convenientes armazenar na memória do celular e tente realizar o download do arquivo novamente.

2 — Permissões de acesso do WhatsApp no sistema Android.

 

Verifique se o WhatsApp pode acessar a memória interna do aparelho. Esta é outra possível causa da “falha de download” no WhatsApp. Sem a permissão necessária, o WhatsApp não consegue realizar o download, pois não tem permissão para armazenar.

 
  • No menu Android abra Configurações.

 

  • Procure por aplicativos.

 

  • Agora desça a lista até encontrar o aplicativo WhatsApp

 

  • Em WhatsApp, selecione “Permissões”

 

  • Na lista de permissões selecione “memória interna”. Em algum aparelhos, esta opção pode estar como “Arquivo e mídia”.

 

  • Verifique se o WhatsApp tem permissão para acessar a memória interna do telefone. 

3-Conexão e rede de internet móvel (Wifi ou dados móveis)

 

Às vezes não percebemos, mais a nossa conexão pode cair, no momento do download do arquivo. Pode demorar um tempo para o telefone nos notificar da falta de internet do Wifi ou Dados móveis. Para testarmos esta possibilidade você deve fazer os seguintes passos: 

Teste de navegação

 

Abra o aplicativo Google Chrome e faça uma pesquisa no campo de busca. Se realizar normalmente, isso indica que estamos recebendo dados do provedor de internet ou roteador conectado. 

Teste de velocidade

 

Abra o Chrome no telefone e acesse a Página de teste de velocidade do nosso Website ou outro de sua preferência, exemplo: (fast.com, speedtest.net…) 

Verifique a velocidade de download e atente-se tanto para “Upload e Download”. A velocidade fornecida pelo seu provedor pode estar alterada. Isso pode ser devido a problemas técnicos ou manutenção do próprio provedor de internet. 

Também experimente reiniciar o seu roteador e qualquer modem que faça a conexão de internet. 

Altere o DNS

 

Os servidores DNS são os responsáveis por facilitar a forma que utilizamos a internet, ele é responsável por localizar e traduzir para número IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. 

Com o DNS, para acessarmos o site do Canal do Shin,  digitamos: www.canaldoshin.com.br na barra de endereços do navegador. 

Sem o DNS, teríamos que digitar o endereço IP de cada site para obter acesso. Por exemplo, para acessar um site como o YouTube, imagine ter que digitar na barra de endereços um endereço IP “https://157.576.22.789”? (lembre-se isso é apenas um exemplo) 

No caso do artigo em questão, o servidor DNS do seu provedor pode ocorrer falhas, no que impossibilita o download dos arquivos de diversos serviços, nos quais o WhatsApp pode estar incluído na lista. Para termos certeza que não há este tipo de problema de conexão, altere o endereço DNS no Android. 

Alterando o DNS no Android.

 
1. Clique em Configurações (ou Ajustes).
2. Selecione a opção Rede e internet.
3. Pressione em Wi-Fi e segure até a tela seguinte aparecer com a lista de redes de Wi-Fi disponíveis na sua área. Pressione a rede em que você está conectado e escolha a alternativa Modificar configuração da rede (ou Modificar rede).
4. Clique em Mostrar opções avançadas.
5. Depois, em Ajustes de IP, marque a opção Estático ao invés de Padrão (ou DHCP).
6. Nesta etapa, você pode configurar as informações de endereço IP para a conexão: você não precisa editar as informações do endereço IP e do gateway se não quiser, mas pode modificar os campos DNS 1 e DNS 2 usando o endereço do servidor que você escolher. 

Exemplo

Google
DNS 1: 8.8.8.8
DNS 2: 8.8.4.4
 
Depois, é só confirmar as mudanças apertando em Salvar.
 
Tente baixar o arquivo desejado novamente.
 

4-Testando via WhatsApp Web

 

Por último teste realizar o download do arquivo via WhatsApp Web. Fazendo isso, você descartará possíveis problemas de dados móveis ou até mesmo por motivos específicos do aplicativo WhatsApp, ou do telefone celular. 

Você precisará de um computador ou notebook com Windows. Tudo que precisamos fazer, na teoria, é acessar o site e dar permissão no Aplicativo do WhatsApp no celular para acessar o WhatsApp via Web no navegador do computador ou notebook. 

Na prática, veja como abrir o WhatsApp no computador.

 

 

  • Abra o WhatsApp no seu telefone.

 

  • Toque em Mais Opções ou Configurações e selecione “Aparelhos conectados”.

 

  • Clique no botão “Conectar um aparelho”.

 

  • Aponte a câmera do seu celular para o código QR Code da página do WhatsApp Web no navegador do computador para capturar o código.
 
Tente realizar o download do arquivo desejado utilizando o WhatsApp Web.
 

Esperamos que este artigo completo de possíveis soluções, resolva o erro na hora de realizar o download de arquivos no WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.