fbpx
Tutoriais - Dicas

O que fazer quando a placa serial não funciona?

O que é Porta serial?

A RS-232 (também conhecida como porta COM ou porta Serial), permite a conexão de dispositivos de interface serial. Por ser uma entrada mais antiga, computadores mais modernos geralmente não vem equipados com a porta COM (Serial).

Existe há possibilidade de acrescentar em seu computador, pois sua conexão ao slot da placa mãe pode variar de PCI a mini PCI-Express (o que da possibilidade de acrescentar uma placa offboard através do slot PCI disponível na maioria das placas-mãe).

Video tutorial Imagem: Vídeo tutorial

Porta serial não é Plug and Play

Lembre-se que todo dispositivo com entrada serial (COM), tem que conectar com o computador desligado, ou seja, a porta serial não é plug-and-play (como um pendrive, que você pluga o dispositivo e ele já reconhece automaticamente no Windows). 

Imagem: aviso

Principais dispositivos de interface serial

Os principais dispositivos são: Equipamentos médicos, instrumentos de laboratório, impressoras, sistema de pontos de venda e muitos outros dispositivos.

Para que serve a porta serial?

Antigamente a porta serial (COM) era as principais portas de comunicação de dispositivo existentes no computador, e hoje em dia a conexão serial foi substituída pela conexão USB como uma forma mais rápida e eficaz de realizar a transmissão de dados. A porta serial geralmente possui conectores machos de 9 a 25 pinos dependendo do modelo. 

Porta serial não funciona, o que fazer?

Este problema pode ser resolvido de uma forma muito simples, há grandes possibilidades de solucionar o problema com os passos a seguir.

1º Reinicie o computador e acesse a Bios da Placa-mãe.

Imagem: Cmos Bios
BIOS CMOS

 2º Na barra superior, selecione “Advanced” procure por “Onboard Devices Configuration”. (O nome pode variar conforme a fabricante da placa-mãe).

Imagem: Cmos BIOS

3º Em Onboard Devices Configuration, procure por “Serial Port1 Address”. Há grande chances de estar selecionado a opção (Disable), que significa “Desativado”. Altere para [3F8/IRQ4].

Imagem: Cmos Bios config

4º Salve as configurações e inicie o Windows normalmente.

Bios config

O que acontece, é que a porta Serial estava desabilitada nas configurações da sua placa-mãe, fazendo com que qualquer dispositivo conectado ao seu computador não seja reconhecido no sistema operacional. Basicamente, ativamos a porta serial na Bios do computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.