fbpx
Tutoriais - Dicas

Como converter do Modo IDE para AHCI no Windows 7

Você sabia que há uma possibilidade de converter do modo de leitura de IDE para AHCI sem precisar formatar e sem perder os dados? Aprenda neste tutorial como converter de IDE para AHCI.

 

Porque trocar de IDE para AHCI?

O IDE é um padrão antigo de interface mais limitado, ja o AHCI sabemos que é uma interface com mais recursos e mais indicada para SSD. Sem falar que o modo AHCI suporta tecnologia NCQ (NATIVE COMMAND QUEUING), que otimiza as escritas do disco por prioridade, aumentando a sua velocidade de leitura e gravação.

 

Converter de IDE para AHCI no Windows 7

Este processo requer um pouco mais de experiência, não recomendo fazer se você não tem experiencia alguma. Mais pode ocorrer falhas no processo de conversão? Sim, pois o processo em si, é o correto a se fazer, mas dependemos também da compatibilidade do modo AHCI entre a placa mãe e o HD.

Recomendo fazer um backup de todos os arquivos antes de realizar o processo, e se for fazer, faça por sua conta e risco. Para realizar a conversão no Windows 7, precisamos alterar alguns valores no registro do Windows para que o Windows reconheça a interface AHCI. 

 
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin
 

Siga os passos a seguir:

1- Entre no regedit;
2- Navegue por HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CURRENTCONTROLSET > SERVICES > MSAHCI;
3- Selecione MSAHCI e no menu do lado direito, procure pela chave “START”;
4- Altere o valor de “Start” de 3 para 0 em Hexadecimal;
5- Feche o regedit, reinicie o seu computador e acesse a BIOS do seu computador;
6- Dentro da Bios, você deve procurar por “IDE Configuration”. Em alguns modelos de placa mãe, a opção poderá aparecer como “SATA configuration”.
7- Na opção Sata Mode selection, altere de IDE para AHCI. Feito isso, salve as configurações e reinicie o seu computador.

Desta forma, trocamos a interface de leitura do HD do modo IDE para o modo AHCI ganhando mais velocidade e desempenho. Alguns modelos de placa mãe e Disco de armazenamento, não possui a tecnologia AHCI. Portanto, recomendamos pesquisar para saber se o equipamento possui a compatibilidade para realizar o procedimento acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.