Com a fama de até triplicar a velocidade de computadores e notebooks que precisam de mais velocidade para inicializar o Windows ou executar um programa, o SSD tem seus cuidados para se manter em funcionamento por mais tempo, confira neste post, coisas que você DEVE e NÃO DEVE fazer com o seu SSD.
Não use todo o espaço do seu SSD até o limite
Quando o SSD esta cheio, o SSD forma blocos pré preenchidos, sendo que o processo fica mais lento quando se compara com blocos vazios. Aconselhamos deixar pelo menos 25% de espaço livre para que possa obter um desempenho melhor do seu SSD.
Você ainda não habilitou o TRIM?
NUNCA faça desfragmentação em SSD
Isso mesmo, nunca desfragmente o SSD, pois o principal motivo é que a desfragmentação será em vão, não há ganho em desfragmentar o SSD. O SSD é diferente dos HDs SATA que com a desfragmentação organizava os blocos do HD e levava os dados para mais perto do leitor para que eles se movimentem menos e acessem muito mais rápido as informações.
No SSD, não existe movimento mecânico como nos HDs antigos, então este processo não surgira efeito algum. E o ponto mais importante, que além de não trazer benefício algum, ao desfragmentar um SSD, as informações do disco se movem entre os setores, e isso causa gravações desnecessárias que pode diminuir muito a vida útil do SSD.
NUNCA salve dados importantes no SSD
O SSD é feito na mesma tecnologia do PENDRIVE. Na área técnica, recomendamos utilizar o SSD apenas para instalação do Sistema Operacional para acelerar o processo de leitura e gravação na utilização do Windows, mais não recomendamos salvar dados importantes no SSD, os HDs SATA ainda são mais confiáveis e ainda sim há possibilidades de fácil recuperação, já o SSD é muito raro os casos que recupera 100% dos dados que estava armazenados nele.