fbpx
Sistema OperacionalTutoriais - DicasWindows 10

Como formatar PC sem Pendrive

Aprenda a formatar o Windows sem a necessidade de um Pendrive.

A formatação de computadores é uma tarefa essencial para manter o desempenho e a integridade do sistema operacional. No entanto, muitas vezes, a formatação tradicional com o uso de um pendrive pode ser inconveniente ou até mesmo impossível, seja devido à falta de um dispositivo de armazenamento externo ou à preferência por métodos mais eficientes. Neste artigo, mostro um método para formatar um computador sem depender de um pendrive.

Geralmente, a formatação tradicional envolve a criação de um pendrive de inicialização com os arquivos de instalação do sistema operacional, seguido pela reinicialização do computador a partir do boot no pendrive e a execução do processo de formatação.

No entanto, em algumas situações, pode ser desejável ou necessário evitar o uso de um pendrive, seja por falta de um dispositivo de armazenamento externo, por questões de segurança ou simplesmente por conveniência. Recomendamos você a assistir o vídeo tutorial para tirar todas as dúvidas.

Veja a seguir, como podemos formatar sem a necessidade de usar um pendrive para formatar o computador ou notebook!

Veja também: Windows 10 VS Windows 11: Qual é melhor para jogos?

Vídeo Tutorial (Assista)

Como formatar PC sem Pendrive

Para realizar a formatação sem precisar de um dispositivo de armazenamento externo (pendrive), é essencial possuir dois discos rígidos no computador ou ter duas partições.

Entenda sobre as partições

Partição Primária: Esta é a partição onde fica instalado o Sistema Operacional, geralmente identificado com a letra C.

partição do Windows

Partição Secundária: Esta partição, é utilizada para armazenamento de dados, backups e outros arquivos que não serão excluídos na hora da formatação. Esta partição ou disco, pode ter letras de identificação como D, E, F ou qualquer outra letra.

partição de dados

Caso não possua uma segunda partição ou segundo disco rígido, você pode diminuir o HD existente e dividi-lo em duas partes. Para realizar este procedimento, entre em ‘Gerenciamento de disco’, clique com o botão direito do mouse sobre o HD existente e selecione a opção ‘Diminuir Volume’.

gerenciamento de disco

Exemplo: Você possui um HD de 500 GB, e este HD está com 200 GB de armazenamento sem uso. Você pode diminuir e dividir o HD utilizando 100 GB dos 200 GB disponíveis (espaço livre).

Criando uma ISO de instalação do Windows

Para realizar este tipo de formatação, você também precisará da ISO de instalação do Windows de sua preferência. Este procedimento foi testado com o Windows 10/11. Você pode fazer o Download do Windows Media Creation Tool no botão a seguir:

Download da Ferramenta de Criação do Windows Media

Ao clicar no botão Download, você será redirecionado para a página oficial da Microsoft. Nesta página, basta clicar no botão ‘Baixe a ferramenta agora’.

Ferramenta de criação do Windows Media
Exemplo

Após efetuar o download, inicie a ferramenta de criação e siga as etapas.

  1. Aceite todos os termos;
  2. Selecione a opção: Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador e clique em avançar.
  3. Na tela de seleção de idioma, arquitetura e edição, apenas clique em avançar deixando as opções recomendadas marcada para o computador.
  4. Na escolha da mídia a ser usada, marque a opção ‘Arquivo ISO’ e clique em avançar.
  5. Selecione um local ou pasta para salvar o Arquivo ISO de instalação do Windows.
  6. Aguarde terminar, a ferramenta baixa a versão mais atualizada para a criação da ISO. Isso pode demorar alguns minutos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.