fbpx
Tutoriais - Dicas

Como ligar o Painel Frontal do PC

Um guia passo a passo para conectar corretamente os cabos do painel frontal do seu computador

O painel frontal PC permite ligar os botões do gabinete como, por exemplo: o botão ‘Power’ responsável por ligar e desligar o computador, o botão ‘Reset’ (reseta o computador) e os leds de funcionamento do HD e do Power CPU, que indica que seu computador está ligado.

Os botões e os leds do gabinete são ligados por meio de conectores encaixados nos contatos da placa mãe. Estes conectores do gabinete, enviam comandos para a sua placa mãe através dos pinos localizados na placa mãe com o nome de ‘Painel Frontal ou Frontal Panel’.

Veja também: Como criar atalhos de Apps do Windows (Microsoft Store)

Qual é a função dos conectores do gabinete?

Os conectores do painel frontal do gabinete são: Power Led, Power SW, Reset SW e HDD LED.

Power SW: O conector envia o comando para a placa mãe para ligar ou desligar o PC.

Power LED: Indica quando o computador está ligado, por um LED estático, localizado na parte frontal do gabinete do PC.

Reset SW: Aplica o reset ao computador sem cortar toda a energia do computador. Este botão é utilizado somente em casos de travamento do computador (PC congelado).

HDD LED: Este conector indica a leitura, gravação e funcionamento do seu disco rígido localizado na parte frontal do gabinete. É possível que esta luz fique piscando ao utilizar o disco rígido.

conectores
conectores

O primeiro passo é localizar o painel frontal do gabinete na placa mãe. Na placa mãe pode vir identificado como Painel Frontal, Frontal Panel ou somente a sigla FP.

Veja o exemplo abaixo:

Exemplo Painel Frontal
Exemplo Painel Frontal

Podemos observar também que há identificações de como os conectores devem ser conectados aos pinos da placa mãe. A seguir veja como ligar os conectores nos pinos do painel frontal da placa mãe.

Como ligar os conectores do painel frontal do PC?

É importante lembrar de conectar os cabos dos conectores do painel frontal de acordo com a polaridade correta, geralmente indicada pelos fios coloridos nos cabos ou pela marcação nos conectores da placa-mãe. Isso garante o funcionamento adequado de cada função do gabinete.

Observando os conectores, você avistará o positivo e o negativo das conexões, da esquerda para a direita, sempre ligue o positivo e depois o negativo de cada conector do painel.

Antes de ligar o painel frontal, recomendamos retirar o cabo de energia da fonte de alimentação para evitar danos aos componentes.

Utilize o modelo da foto a seguir para conectar corretamente os conectores:

Painel frontal
Painel frontal

Assista o vídeo tutorial

Perguntas frequentes

Pergunta: Pode dar algum problema ligar errado os conectores na placa mãe?

Resposta: Não dá problema se você ligar errado, a única coisa que acontece é não funcionar como esperado. Portanto, você pode ligar sem medo.

Esperamos que consiga entender como ligar corretamente os conectores do painel frontal do PC. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.