fbpx
Tutoriais - Dicas

Windows não desliga? Veja como resolver!

Windows não desliga: causas e soluções para o problema

Se você já passou pela frustração de tentar desligar o seu computador e o Windows não desliga, saiba que você não está sozinho. Esse é um problema comum que pode ter diversas causas, desde conflitos de hardware até problemas de software. Quando você pressiona o botão “Desligar” no seu computador com Windows, nós esperamos que ele desligue completamente.

No entanto, algumas vezes o sistema pode não desligar completamente, deixando você com o computador ainda funcionando. Isso pode ser frustrante, especialmente quando você precisa que o computador esteja completamente desligado para realizar uma atualização ou manutenção de hardware.

Causas comuns de problemas de desligamento no Windows

  1. Conflitos de hardware: O problema pode estar relacionado a conflitos entre componentes de hardware, como placas de som, placas de vídeo ou outros dispositivos conectados ao computador. Esses conflitos podem fazer com que o sistema não desligue corretamente.
  2. Problemas de software: O problema também pode ser causado por problemas de software, como drivers de dispositivo desatualizados, vírus ou malware. Esses problemas podem afetar a maneira como o sistema operacional lida com o processo de desligamento.
  3. Configurações de energia: As configurações de energia podem afetar a capacidade do sistema de desligar completamente. Configurações incorretas podem fazer com que o computador entre em um modo de suspensão em vez de desligar completamente.
  4. Programas em execução: Programas em execução no computador podem impedir o desligamento do sistema. Esses programas podem ser de terceiros ou nativos do sistema operacional.

Assista ao vídeo e aprenda como resolver esse problema de forma fácil e rápida.

Soluções para problemas de desligamento no Windows

Atualizações do Windows

1- Verifique se há atualizações disponíveis para o seu sistema operacional. Às vezes, as atualizações podem corrigir problemas de desligamento.

Para verificar as atualizações, vá para Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update.

Windows Update
Windows Update

Verificação de erros no disco rígido

2- Execute uma verificação de disco. Problemas no disco rígido podem impedir o desligamento correto.

Para executar uma verificação de disco, abra o Explorador de Arquivos e clique com o botão direito do mouse no disco rígido que deseja verificar. Selecione Propriedades > Ferramentas > Verificar.

Verificação de disco do Windows
Verificação de disco do Windows

Execute o desligamento forçado no Windows

E por último, se nada der certo, vamos executar o desligamento forçado. Recomendo que salve todos os arquivos de texto antes de executar este processo.

Clique com o botão direito sobre a Barra de tarefas, e selecione Gerenciador de tarefas. Procure por ‘Explorer ou Windows Explorer’ e finalize a tarefa.

Gerenciador de tarefas do Windows
Gerenciador de tarefas do Windows

O processo do Windows ‘Explorer’, é responsável por gerenciar a interface gráfica do usuário, fornecendo uma série de recursos, como a barra de tarefas, o menu Iniciar, a área de trabalho e a janela do explorador de arquivos.

E por último vamos em Arquivo, clique em Executar uma nova tarefa.

Digite o seguinte comando:

shutdown -s -t 01

Este comando força o desligamento do Windows, finalizando todos os processos em aberto.

shutdown
shutdown

 

Com essas soluções simples, você poderá resolver o problema de desligamento do seu computador com Windows e evitar a frustração de ter que desligá-lo e ele não desligar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.