fbpx
NotíciasReviewsTutoriais - Dicas

Qual a diferença de memória DDR, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5?

Entendendo as diferenças entre as gerações de memória DDR: DDR, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5

 Se a falta de velocidade do seu computador está deixando você frustrado, pode ser um sinal de que a RAM do seu computador não está à altura das necessidades mais atuais.

A memória RAM ou ‘memória de acesso aleatório’, é um dos componentes mais importantes para determinar a velocidade do seu computador. A função da memória RAM é oferecer armazenamento e acesso rápido aos aplicativos, programas e dados a curto prazo.

Qual a função da memória Ram?

A RAM concede acesso rápido as informações gravadas na memória, automaticamente apagadas pelo sistema operacional. Geralmente, o próprio sistema operacional determina a prioridade de uso da memória RAM.

A capacidade de uma memória RAM de um PC/notebook, é equivalente à capacidade do chip ou módulo de memória em bytes, instalado no equipamento.

Qual a diferença entre DDR, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5?

Sabemos que nenhum dos seus sucessores (DDR1, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5) é compatível um com o outro, o que significa que só funcionará em Slot projetado na placa mãe. Não há possibilidade de utilizar uma memória RAM DDR2 em uma placa mãe com Slot DDR4 ou vice e versa.

E evolução da memória RAM possibilita a taxas de transferência e frequência de Clock mais altas. Cada geração da memória, representa uma capacidade diferente de armazenamento de memória, que vai de megabit até gigabit.

memória ram
memória ram

Veja abaixo a demonstração de capacidade de cada geração de memória RAM.

 

Capacidade entre DDR, DDR2, DDR3, DDR4 e DDR5

 

ModeloFrequência mínima (MHz)Frequência máxima (MHz)

Capacidade mínima
Capacidade Máxima

DDR 200 MHz 500 MHz 64 MB 1 GB DDR2 533 MHz 1333 MHz 128 MB 2 GB DDR3 800 MHz 2800 MHz 1 GB 16 GB DDR4 1600 MHz 4000 MHz 2 GB 32 GB DDR5 4800 MHz 6400 MHz 16 GB 64 GB

Acima você pode conferir a capacidade mínima e máxima e a frequência de cada geração de memória RAM.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.