fbpx
Tutoriais - Dicas

6 dicas para aumentar o tempo de vida útil do seu Hardware

Você tem os cuidados necessários para manter o seu computador como deveria? Conheça 6 dicas úteis para prolongar o tempo de vida útil do seu Hardware.

 

Atualmente, não há como ficar sem um computador ou notebook, pois eles se tornaram essências na vida de muitas pessoas. Seja para trabalho, estudo, jogar ou passar o tempo com entretenimento. Mais nem todos os usuários têm o hábito de fazer a manutenção regular no equipamento.

 

Ao realizar uma manutenção preventiva no computador, podemos descobrir problemas e buscar soluções antes que possa ser tarde demais. Neste artigo mostraremos 6 dicas de boas práticas para aumentar a vida útil do seu hardware.

1- Utilize Filtros de Linha em seu computador

Picos de energia e instabilidades na corrente elétrica pode comprometer e danificar seu hardware, ou até mesmo às vezes queimar. A solução é recorrer a filtros de linha. Os filtros de linha estabilizam a energia evitando picos que danificam a sua máquina, podemos considerar uma boa proteção por um baixo custo e um bom benefício. Devemos lembrar que mesmo sendo um filtro de linha você não esta totalmente protegido e não conseguem aguentar fortes sobrecargas, mas ainda são os mais recomendados.

2- Atenção na hora de transportar

A atenção na hora de transportar o seu computador ou notebook deve ser redobrada. Nos casos do notebook, evite transportar com ele ligado ou em modo stand by. Desligue completamente para evitar que trepidações bruscas ou quedas danifique a leitura do seu HD. Já o computador sempre que for transportar em um carro, sempre deite o computador com a tampa lateral de abertura para cima, ou seja, evite carregar o computador com a placa mãe e os componentes para baixo.

3- Limpe seu computador 1 vez por mês

O Computador ou notebook requer limpeza, pois grande parte dos problemas ocasionados são decorrentes ao calor excessivo nos componentes. A poeira pode obstruir as saídas de ar e fazendo com que o computador ou notebook operem em temperaturas mais elevadas. Temperaturas contínuas acima de 50 Graus Celsius pode comprometer a durabilidade do hardware e componentes a longo prazo. Evite o aquecimento fazendo limpeza e troca da pasta térmica do processador e da placa de vídeo. Se for preciso, instale um novo cooler para ajudar na ventilação.


4- Evite desligar forçado pelo botão Power

No momento em que seu computador ou notebook está ligado, e você segura no botão power para forçar o desligamento, isso faz com que os HDs pare a sua agulha em lugares indevidos. E ao ligar novamente a energia, nem sempre a agulha volta para o lugar certo. Isso pode danificar a leitura do seu HD, além de corromper arquivos e serviços do Windows.

5- A fonte de energia é a peça mais importante do seu computador

Muitos não ligam para uma boa fonte de energia certificada, mais pense nisso: é a fonte que distribui toda a energia para que seus Hardwares funcionem corretamente. Cada Hardware necessita de uma certa quantidade de energia. Os problemas mais comuns em fontes de energia de baixa potência ou de baixa qualidade, é que nem sempre seus hardwares serão alimentados corretamente.

Os componentes que mais puxam energia é o processador e as placas gráficas VGA. Se seu computador fica desligando sem apresentar mensagem alguma de erro, experimente trocar por uma fonte de energia mais forte. Isso poderá resolver o problema e seu computador não irá mais se desligar. 

6- Cabo SATA de dados

Os cabos que interligam o HD na placa mãe são chamados de cabo SATA ou cabo de dados. Com o passar do tempo e a elevada temperatura de dentro do gabinete, pode fazer com que o cabo fique ressecado e apresente problemas e falhas na leitura do disco rígido.

Em alguns casos, na hora da montagem existem pessoas preferem enrolar os cabos para ficarem mais bonitos e organizados, porém isso pode fazer com que resseque muito mais rápido ou pode danificar alguma via do cabo de comunicação de dados. Recomendamos fazer a troca destes cabos pelo menos uma vez por ano. Estes cabos custam em torno de R$10,00 a R$20,00 e podem ser facilmente encontradas em lojas de informática.

 
Imagem: Técnico de informática realizando manutenção.

 

Mais afinal quanto tempo pode durar um PC?

Dependendo do hardware e suas condições de energia e ventilação, um computador ou notebook pode durar até 10 anos, ou mais. Abaixo deixo a lista das peças que dão problemas com mais frequência.

1ª Fonte de energia
2ª Disco rígido
3ª Memória
4ª Placa Mãe
5ª Placa de vídeo

Esperamos que este artigo possa te ajudar a manter a seu computador fazendo com que ele dure mais tempo executando algumas das manutenções preventivas acima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.