fbpx
Tutoriais - Dicas

Stick notes do Windows (como fazer backup dos dados)

Antigamente, enchíamos a geladeira de “Post it” para fazer anotações e marcar algum compromisso. Post it são aqueles blocos coloridos onde você faz a sua anotação e ao destacar uma única folha do bloco, era preciso apenas colar em algum lugar visível.

 
 

Existe uma forma digital de usarmos os Post it’s direto da nossa área de trabalho, organizando recados e anotações importantes através das “Notas autoadesivas” ou “Sticky Notes” do Windows.

 
Imagem: Vídeo tutorial do Youtube

 

 

O que são notas adesivas do Windows?

As Notas adesivas ou Sticky Notes, é um aplicativo desenvolvido pela empresa Microsoft. Hoje você pode ter a mesma usabilidade do Post it, de uma forma digital. Este recurso permite que você adicione lembretes no desktop do seu computador ou notebook, ajudando na organização de listas, compromissos, contato e muito mais.

 
Imagem: Notas adesivas (Sticky notes)
Sticky notes

 

É um aplicativo bastante útil para destacar anotações e compromissos na sua área de trabalho.

 

Como fazer o Backup das notas adesivas no Windows?

Existe duas possibilidades de salvar o backup de todas as anotações da sua área de trabalho, caso precise formatar o computador ou apenas fazer o backup preventivamente. Veja abaixo como fazer o backup dos Sticky Notes do Windows.

 

Backup e sincronismo via nuvem

Para fazer o backup e o sincronismo das notas adesivas do Windows pela nuvem, você precisa criar uma conta de e-mail gratuitamente da Microsoft em Outlook.com.

 

Após criar a conta, clique com o botão direito em cima do ícone de notas adesivas localizado na barra de tarefas do Windows, e selecione a opção configurações.

 
Imagem: Amostra de tutorial

E na primeira opção das configurações “Entre para sincronizar as anotações com a nuvem”, selecione a opção entrar para digitar seu email da conta Microsoft. Agora toda vez que você precisa formatar o computador, você pode simplesmente formatar sem medo de perder as anotações, pois tudo estará salvo e vinculado em sua conta Microsoft Outlook.

 

Como fazer o Backup Manual das Notas adesivas

 

Você deve se perguntar “em qual pasta fica salvo os arquivos de dados das notas adesivas do Windows”? Veja como salvar os dados em uma Unidade Flash ou HD externo.

 
 

No menu executar, digite “%localappdata%” sem as aspas e clique em OK. Role o scroll do mouse para baixo ou desça pela barra de rolagem e procure pela pasta chamada “Packages”.

 
Imagem: Os dados das notas adesivas ficam localizadas na pasta Packages.Pasta Packages

Abra e encontre a pasta chamada “Microsoft.MicrosoftStickyNotes” e entre na pasta.

 
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin

Agora entre na pasta “LocalState”. E nesta pasta você encontrará todo o banco de dados das notas adesivas. Tudo o que você tem que fazer agora, é selecionar todos os arquivos que contém dentro desta pasta e recortar para o local onde irá fazer o backup como, por exemplo: outra unidade particionada, unidade – Flash, HD externo, etc.

 
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin

Observação Importante: Sempre feche o aplicativo notas autoadesivas antes de recortar o banco de dados de sua pasta raíz.

 
Imagens de exemplos e ilustrativas de Canal do Shin
 

Para restaurar o backup, faça o mesmo processo acima, feche o aplicativo notas autoadesivas e restaure os arquivos do banco de dados anterior salvo em seu backup e substitua todos os arquivos já existentes na pasta “LocalState”. Desta forma, você restaurará os dados originais. Abra as notas autoadesivas e aguarde até que seja carregado todas as suas anotações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.