fbpx
Tutoriais - Dicas

O que é Adobe Colors e como usar?

"Explorando a criatividade com Adobe Colors: a ferramenta essencial para escolher paletas de cores"

 Hoje em dia, existem diversas plataformas voltados para a criação de palhetas de cores, com a possibilidade de encontrar tonalidades semelhantes as cores usadas em determinado projeto ou desenho.

A tarefa se facilita utilizando uma ferramenta chamada Adobe Color e esta entre os melhores do ranking. Esta ferramenta de geração de paletas de cores avançada, permite a criação de combinações de cores, facilitando ainda mais o trabalho dos designers’s.

O ponto negativo do Adobe Colors é que não possui uma versão aplicativo para dispositivos Android, porém há disponibilidade de usar em sistemas iOS ou via Web.

 

10 Padrões para desenvolvimento de paletas de cores

Análoga – Usa cores adjacentes na roda de cores. Essas cores geralmente combinam bem umas com as outras e geralmente são agradáveis ​​aos olhos.

Monocromático – Usa variações de saturação e brilho de uma única cor. Essa regra de cores retorna cinco cores que compartilham o mesmo matiz, mas valores de saturação e brilho diferentes. As cores monocromáticas funcionam bem juntas para criar um efeito calmante.

Tríade – Usa cores uniformemente espaçadas em torno de três pontos equidistantes na roda de cores. Essa regra de cores retorna duas cores com o mesmo matiz, mas valores de saturação e brilho diferentes do primeiro ponto na roda de cores, duas do segundo ponto da roda de cores e uma cor do terceiro ponto. As cores triádicas são contrastantes, mas não tão contrastantes quanto as cores complementares.

Complementar – usa cores opostas na roda de cores. Esta regra de cores retorna duas cores com o mesmo matiz da cor base, a própria cor base, e duas cores com o mesmo matiz do ponto oposto na roda de cores. Cores complementares fornecem alto contraste e se destacam quando usadas juntas.
Complementar dividida – usa uma cor base e duas cores secundárias. Em vez de usar uma cor complementar, duas cores colocadas simetricamente em torno dela na roda de cores são usadas para obter uma combinação de uma cor quente e duas cores frias (ou vice-versa).
Double Split Complementary – Consiste em 2 pares de cores complementares, formando um “X” no círculo cromático.
Quadrado – Usa quatro cores espaçadas uniformemente ao redor do círculo de cores. Os esquemas de cores quadradas funcionam melhor se você escolher uma cor para ser dominante. Compound – Usa uma mistura de cores complementares e análogas. Esta regra de cores retorna duas cores com o mesmo matiz que são adjacentes (análogas) à cor base, a própria cor base, e duas cores opostas à cor base (complementares), mas adjacentes entre si. Esses temas têm um contraste semelhante aos temas de cores complementares.
Shades – Usa cinco cores que compartilham o mesmo matiz e saturação, mas diferentes valores de brilho.
Personalizado – permite que você selecione manualmente as cores na roda de cores em sua paleta sem nenhuma regra para controlá-las.

 

Como criar paletas de cores no Adobe Color

Todo o processo de criação de paletas é bastante simples. Confira nosso tutorial para criar do zero uma paleta de cores no Adobe Colors.

1- Acesse o site do Adobe Color clicando neste link. Na página oficial do Adobe Colors, você deverá encontrar a aba ‘disco de cores’ e poderá escolher um dos dez padrões de criação disponíveis para desenvolver sua paleta.

2- Para criar um tema de cor através do Disco de Cores, basta mover os pontos no círculo para as tonalidades e intensidade desejadas. Com isso, as demais cores se adequarão.

3- Você também pode extrair cores de uma imagem. Para isso, clique na aba ‘extrair temas’. Você pode fazer upload do projeto para o Adobe Colors, e a partir deste projeto iniciar a criação de paletas de cores.

E pronto, você já pode dar início a sua nova paleta de cores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, desative o Adblock para ver o conteúdo.